Templo de Ártemis
Historia:
Templo construído em homenagem a Deusa Mãe conhecida pelos gregos como Ártemis.
O Templo de Ártemis abrigava em seu interior uma estátua feminina de Uma deusa adorada por muitas povos da antiguidade.
Para os gregos a estátua representava Ártemis, deusa da caça e protectora dos animais. Entre os romanos era conhecida como Diana e para os povos helenistícos da Ásia a estátua representava a Deusa Cibele .
Povos vindos de todas as partes do mundo até então conhecido, iam para a cidade de Éfeso para presentear e adorar a estátua da deusa.
O Templo foi construído no século VI a.C a mando de Cresso, rei da Lídia. Os historiadores da antiguidade conta que o templo demorou 200 anos para ser concluindo.
Em 356 a.C, um maluco de nome "Herostrato" incendiou o Templo de Artemis. Ele queria ter o seu nome imortalizado na história. Os habitantes da cidade ao saberem da intenção do maluco incendiário, fizeram de tudo para não citar o nome dele perante as gerações futuras. A História de Herostrato chegou até nos graças ao historiador grego Strabo.
Alexandre o Grande ofereceu-se para reconstruir o tempo. Por motivos desconhecidos os sacerdotes do templo recusaram a ajuda do grande conquistador. Somente após a morte de Alexandre Magno é que o templo começou a ser reconstruído em 323 a.C.
A construção do templo foi iniciado pelo arquitecto Quersifrão e seu filho, Metagenes. Com a destruição ocorrida em 356 a.C, ele seria reconstruído novamente, desta vez por Scopas de Pharos. Segundo Plínio, um romano que havia visitado a cidade de Éfeso em I a. C, o Templo de Ártemis possuía uma área de 175 metros de largura e 140 de comprimento. Era composto por 127 colunas em estilo jônico.
Em I a.C o profeta cristão São Paulo evangelizou na região e somente após 4 anos conseguiu converter os habitantes de Éfeso ao Cristianismo. Após a destruição do templo pelos godos e que o culto a deusa Ártemis caiu no esquecimento.
No final do século XIX d.C o arqueólogo inglês "John Turtle Wood". Depois escavar 7 anos pela deserta região onde ficava esquecida cidade de Éfeso, a expedição de Turtle conseguiu encontrar as ruínas do Templo de Ártemis em 1890.Atualmente no lugar onde ficava o templo só existe as ruínas de uma coluna. Os objectos encontrados na escavação foram levados para o Museu Britânico.
Dados:
Templo de Ártemis possuía uma área de 175 metros de largura e 140 de comprimento.
Era composto por 127 colunas em estilo jônico.
O Templo foi construído no século VI a.C a mando de Cresso, rei da Lídia. Os historiadores dizem que demorou 200 anos para ser concluindo.
Alexandre o Grande ofereceu-se para reconstruir o templo, mas sua ajuda foi recusada.
Somente após a morte de Alexandre Magno é que o templo começou a ser reconstruído em 323 a.C.
O Templo seria destruído novamente em 262 a.C., dessas vez pelos bárbaros godos que invadiram a região.
Depois escavar 7 anos pela deserta região onde ficava esquecida cidade de Éfeso, a expedição de John Turtle Wood conseguiu encontrar as ruínas do Templo de Ártemis em 1890.
-----------------------------------------------------